Fiscalização Programada em Rio Verde

Publicado em:  16/04/2025 às 09:37

Nesta terça-feira (15), a equipe de fiscalização da AMAE realizou mais uma Fiscalização Programada, com vistorias em Estações Elevatórias de Água Bruta (EEAB) e poços que integram os sistemas de abastecimento de água Campos Elísios, Fesurv, Água Santa, Parque do Cerrado, Bouganville e Porto Seguro, localizados nas regiões oeste e sudoeste do município de Rio Verde.

A ação teve como objetivo identificar possíveis não conformidades que possam comprometer a qualidade da água fornecida à população.

Vistorias realizadas no período matutino:

·         EEAB e Poço P1 Água Santa – Rua AS-4

·         EEAB e Poço PCE 01 – Rua Emanoelli Capparelli, Residencial Campos Elísios

·         EEAB e Poço PJSP 02 - Rua Boa Vista, Residencial Campos Elísios

·         EEAB e Poço PGB 01 Fesurv – Rua 9, Setor Universitário

Durante as inspeções realizadas no período da manhã, a maioria das unidades apresentou condições adequadas de operação. No entanto, foram identificadas não conformidades relacionadas à cerca de proteção, que se encontrava parcialmente danificada, nos seguintes locais:

  • EEAB e Poço P1 Água Santa
  • EEAB e Poço PGB 01 (Fesurv)

Vistorias realizadas no período vespertino:

·         EEAB e Poço PFL 01 Rua do porto 1, Residencial Porto Seguro

·         EEAB e Poço PJBO 1 – Rua do Campestre, Loteamento Bougainville

·         EEAB e Poço PPC 01 – Rua PQ 21, Condomínio Residencial Parque do Cerrado

·         EEAB e Poço PPC 03 – Avenida Vanderval Lima Ferreira, Condomínio Residencial Parque do Cerrado

Nessas unidades, foi registrada uma única não conformidade: condições inadequadas de limpeza no EEAB e Poço PPC 01.

Representantes da prestadora de serviços informaram que as análises de qualidade da água são realizadas semestralmente, e que nenhuma anomalia foi identificada nos poços vistoriados desde sua instalação. Foi informado ainda que todos os poços inspecionados estão com o processo de outorga de uso da água em andamento.

É importante destacar que as não conformidades observadas não indicam, necessariamente, falhas na qualidade da água distribuída, mas exigem correções para garantir a segurança e a conformidade com as normas técnicas e sanitárias vigentes.

A fiscalização contou com o acompanhamento técnico da Saneago, prestadora responsável pela operação do sistema. Todas as irregularidades identificadas foram formalmente comunicadas à equipe da empresa durante a ação.

A AMAE encaminhará à prestadora o Relatório de Fiscalização, acompanhado do Termo de Notificação, solicitando os reparos necessários para garantir a segurança e qualidade no fornecimento de água.

Os relatórios de fiscalização estão disponíveis para consulta no site da AMAE, conforme previsto na Resolução Normativa nº 26/2022. Os documentos podem ser acessados na aba Publicações do site.

A AMAE reforça seu compromisso com a fiscalização contínua dos serviços de saneamento e orienta a população a relatar qualquer irregularidade por meio dos canais oficiais de atendimento:

📞 Telefone: (64) 3602-8686

📱 WhatsApp: (64) 99264-3896