INFORMATIVO AMAE
A Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico - AMAE informa que está apurando uma denúncia, amplamente divulgada nas redes sociais, sobre o lançamento de esgoto in natura no Córrego Chapadinha, localizado no Bairro Nilson Veloso II, Região Norte da cidade. A denúncia foi recebida pela AMAE em 18/03/2025 e, no mesmo dia, por volta das 15h30, os Analistas de Fiscalização da Agência estiveram no local para verificar a situação. A inspeção constatou que o descarte de esgoto, objeto da denúncia, era proveniente do extravasor da Estação Elevatória de Esgoto Chapadinha (EEE-Chapadinha), que, no momento da fiscalização, já havia cessado.
Durante a inspeção, os fiscais adentraram as dependências da EEE-Chapadinha, realizaram uma vistoria visual, analisaram a documentação operacional e conversaram com colaboradores da BRK Ambiental, empresa responsável pela operação do sistema. Os representantes da empresa confirmaram o uso do extravasor, justificando que o problema ocorreu devido a ligações irregulares na rede de esgoto, as quais propiciaram a infiltração de águas pluviais, agravada pelas chuvas. Esse volume adicional de água sobrecarregou a estação, levando ao uso do extravasor.
Para um acompanhamento mais detalhado, as equipes de fiscalização da AMAE e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) retornaram ao local nesta quarta-feira, 19/03/2025, para novas verificações e diálogo com os moradores da região. A BRK Ambiental será formalmente notificada para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido e terá um prazo definido para apresentar medidas concretas para evitar a recorrência de eventos semelhantes no futuro. Paralelamente, a AMAE continuará monitorando a situação de perto.
A AMAE reafirma seu compromisso na fiscalização da qualidade dos serviços públicos de saneamento básico e solicita que a população que encaminhe suas demandas e denúncias aos canais oficiais da Agência, para que desse modo a AMAE possua atuar prontamente quando ocorrer alguma irregularidade nos serviços por nós fiscalizados.
📞 Telefone: (64) 3602-8686
📱 WhatsApp: (64) 99264-3896