NOTÍCIAS

Publicado em:
26/03/2025 13:13
AMAE recebe BRK Ambiental para apresentação de proposta de introdução ao TARESC
A AMAE recebeu, em sua sede, nesta manhã, representantes da BRK Ambiental, da Saneago e do Vapt Vupt para a apresentação da proposta de introdução do Termo de Aceitação do Recebimento de Efluentes (TARESC).
A apresentação foi realizada pela BRK Ambiental e teve como objetivo expor o projeto para a regularização do recebimento de efluentes sanitários com características diferentes das do esgoto doméstico, como ocorre em alguns casos de efluentes industriais e comerciais.
Esses efluentes possuem concentrações mais elevadas de matéria orgânica e sólidos e podem conter substâncias inibidoras ou tóxicas ao processo de tratamento, o que aumenta os custos do tratamento realizado pela BRK Ambiental. Com o TARESC, a empresa busca estabelecer critérios técnicos e financeiros que permitam a cobrança proporcional à carga que exceder o padrão doméstico, aplicada aos estabelecimentos comerciais e industriais que optarem por fazer o lançamento na rede pública de esgoto operada pela BRK Ambiental.
É necessário informar que as empresas já possuem a obrigação de realizar o tratamento de seu próprio efluente para destinação final ou, caso optem por lançá-lo na rede pública, a obrigação de realizar o tratamento preliminar. A proposta, portanto, apenas regulamenta e abre a possibilidade do recebimento regular de efluentes com concentrações de poluentes superiores às do efluente doméstico.
Essa foi a primeira apresentação da proposta, que ainda será submetida à análise de órgãos ambientais e regulatórios do estado. Após essa etapa, a questão seguirá para avaliação da AMAE, que analisará os aspectos financeiros e regulatórios para o adequado funcionamento e acompanhamento do programa.
A AMAE seguirá acompanhando o andamento da proposta, garantindo que eventuais mudanças respeitem a legislação vigente e a qualidade dos serviços prestados à população.

Publicado em:
25/03/2025 09:55
AMAE ministra palestra no CIEE sobre mercado de trabalho e sustentabilidade
Nos dias 24 e 25 dessa semana, a Coordenadora de Fiscalização da AMAE ministrou uma palestra no CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola, com o tema "Integração ao Mercado de Trabalho com Responsabilidade e Sustentabilidade".
O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) como parte do Programa de Educação Ambiental e das ações de conscientização pelo Dia Mundial da Água.
Durante a apresentação, foram abordados temas como o papel da AMAE e em quais situações ela deve ser acionada, a importância da água e do seu uso racional, além de orientações sobre práticas sustentáveis no ambiente de trabalho.

Publicado em:
20/03/2025 14:47
AMAE Cobra BRK Informações Sobre o Lançamento Irregular de Esgoto no Córrego Chapadinha
A AMAE realizou hoje (20) uma reunião com representantes da concessionária BRK para discutir questões relacionadas ao esgotamento sanitário do município. O encontro contou com a participação do presidente da AMAE, o representante da Ouvidoria, diretores e membros da equipe de fiscalização da Agência. O encontro teve como foco o recente lançamento de esgoto in natura no Córrego Chapadinha, no Bairro Nilson Veloso II, ocorrido no dia 18 deste mês.
Durante a reunião, a BRK prestou esclarecimentos sobre o episódio, detalhando as circunstâncias que levaram ao despejo indevido de efluentes no manancial. Foram analisados os impactos ambientais e os riscos à população, além das medidas corretivas e preventivas adotadas para evitar novas ocorrências.
Também foram debatidas estratégias para aprimorar a comunicação com a população, assegurando maior transparência e agilidade na divulgação de informações sobre incidentes dessa natureza. Além disso, a reunião permitiu o aprofundamento das discussões sobre outros pontos de extravasamento de esgoto no município, com o objetivo de identificar soluções eficazes para a gestão do saneamento.
A AMAE reafirmou seu compromisso com a fiscalização rigorosa dos serviços prestados pela concessionária, enquanto a BRK se comprometeu a aprimorar seus processos operacionais, reforçando ações voltadas à segurança sanitária e ambiental da população de Rio Verde.

Publicado em:
19/03/2025 15:39
INFORMATIVO AMAE
A Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico - AMAE informa que está apurando uma denúncia, amplamente divulgada nas redes sociais, sobre o lançamento de esgoto in natura no Córrego Chapadinha, localizado no Bairro Nilson Veloso II, Região Norte da cidade. A denúncia foi recebida pela AMAE em 18/03/2025 e, no mesmo dia, por volta das 15h30, os Analistas de Fiscalização da Agência estiveram no local para verificar a situação. A inspeção constatou que o descarte de esgoto, objeto da denúncia, era proveniente do extravasor da Estação Elevatória de Esgoto Chapadinha (EEE-Chapadinha), que, no momento da fiscalização, já havia cessado.
Durante a inspeção, os fiscais adentraram as dependências da EEE-Chapadinha, realizaram uma vistoria visual, analisaram a documentação operacional e conversaram com colaboradores da BRK Ambiental, empresa responsável pela operação do sistema. Os representantes da empresa confirmaram o uso do extravasor, justificando que o problema ocorreu devido a ligações irregulares na rede de esgoto, as quais propiciaram a infiltração de águas pluviais, agravada pelas chuvas. Esse volume adicional de água sobrecarregou a estação, levando ao uso do extravasor.
Para um acompanhamento mais detalhado, as equipes de fiscalização da AMAE e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) retornaram ao local nesta quarta-feira, 19/03/2025, para novas verificações e diálogo com os moradores da região. A BRK Ambiental será formalmente notificada para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido e terá um prazo definido para apresentar medidas concretas para evitar a recorrência de eventos semelhantes no futuro. Paralelamente, a AMAE continuará monitorando a situação de perto.
A AMAE reafirma seu compromisso na fiscalização da qualidade dos serviços públicos de saneamento básico e solicita que a população que encaminhe suas demandas e denúncias aos canais oficiais da Agência, para que desse modo a AMAE possua atuar prontamente quando ocorrer alguma irregularidade nos serviços por nós fiscalizados.
📞 Telefone: (64) 3602-8686📱 WhatsApp: (64) 99264-3896

Publicado em:
19/03/2025 14:55
Fiscalização Programada em Rio Verde
No dia 18/03, a equipe de Fiscalização da AMAE realizou uma inspeção programada nos serviços de abastecimento de água em Rio Verde. A vistoria abrangeu diversos aspectos do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) em três localidades do município: Campos Elísios, Água Santa e a Gerência Regional de Serviços (GRS), localizada no bairro Popular. O objetivo da ação foi identificar eventuais não conformidades que possam comprometer a qualidade da água distribuída à população.Durante a fiscalização, foram constatadas as seguintes não conformidades:
Ausência de substituição e/ou restauração do reservatório;
Reservatório com início de processo corrosivo e pintura desgastada;
Presença de vegetação densa, demandando roçagem e limpeza de determinadas áreas;
Caixas de proteção, inspeção ou passagem sem tampas adequadas.
A ação foi acompanhada por representantes da prestadora de serviços Saneago - Saneamento de Goiás S/A, que estiveram presentes durante toda a vistoria e foram formalmente comunicados sobre as não conformidades constatadas. A AMAE encaminhará à prestadora o Relatório de Fiscalização, acompanhado do Termo de Notificação, solicitando os devidos reparos necessários. Todos os relatórios das fiscalizações realizadas pela AMAE podem ser conferidos no endereço: https://amae.rioverde.go.gov.br/fiscalizacao
A AMAE reforça seu compromisso com a fiscalização contínua dos serviços de saneamento e orienta a população a relatar qualquer irregularidade por meio dos canais oficiais de atendimento:
📞 Telefone: (64) 3602-8686📱 WhatsApp: (64) 99264-3896

Publicado em:
17/03/2025 15:04
Plantão de Fiscalização
Durante o plantão de fiscalização do último sábado (15/03), a equipe de fiscalização da AMAE realizou uma inspeção na Estação Elevatória de Esgoto próxima a Casa de Prisão Provisória de Rio Verde (CPP), após manifestação recebida, relatando extravasamento de esgoto nas proximidades.
Para uma análise mais detalhada, a equipe também vistoriou a Estação de Tratamento de Esgoto Sapo, próxima ao presídio. Durante a inspeção, tanto a estação elevatória quanto seu extravasor foram verificados, sem constatação de lançamento irregular de esgoto ou indícios de extravasamento.
Colaboradores do presídio relataram não haver registros de problemas no esgotamento sanitário, destacando que a prestadora BRK realiza inspeções diárias na estação.
A AMAE reforça que o atendimento regular deve ser realizado diretamente entre o usuário e a prestadora de serviços. Casos graves podem ser comunicados à AMAE pelos seguintes canais:
📞 Telefone: (64) 3602-8686📱 WhatsApp: (64) 99264-3896

Publicado em:
14/03/2025 16:26
AMAE participa da Assembleia Conjunta dos Colegiados Microrregionais Centro e Oeste
A AMAE participou, na manhã desta sexta-feira, da Assembleia Conjunta dos Colegiados Microrregionais Centro e Oeste, convocada pelo secretário-geral das Microrregiões de Saneamento Básico (MSBs). O encontro teve como pauta o reequilíbrio econômico-financeiro do Contrato de Subdelegação entre a SANEAGO e a BRK Ambiental – Goiás S.A.
Cumprindo seu papel institucional de interação com os titulares dos serviços públicos de saneamento básico, a participação da AMAE teve como objetivo orientar o colegiado sobre a análise técnica realizada por esta agência e sobre o procedimento regular para reestabelecimento do equilíbrio do referido contrato.
O tema discutido na assembleia está contemplado na Resolução Normativa n.º 41/2025 da AMAE, que dispõe sobre os critérios e diretrizes para a aplicação do reequilíbrio econômico-financeiro no contrato de subdelegação. A resolução está disponível para consulta no site da AMAE, no endereço: https://amae.rioverde.go.gov.br/, na aba "Publicações", subtópico "Resoluções da AMAE".
A AMAE reafirma seu compromisso com a transparência e a regulação eficiente dos serviços públicos de saneamento básico, garantindo a segurança jurídica e estabilidade aos contratos firmados no setor.

Publicado em:
14/03/2025 14:24
Fiscalização em Rota - Rosalina Borges/ Jd. Goiás/ Serra Dourada
Nesta sexta-feira (14), a equipe de fiscalização da AMAE esteve em rota atendendo a reclamações de usuários e identificou pontos de extravasamento de esgoto em via pública. Durante as vistorias, foram registradas as seguintes ocorrências:
1. Vila Rosalina Borges: Foi constatado um extravasamento intenso de esgoto em um Poço de Visita (PV). Diante da situação, a Ouvidoria da AMAE foi acionada imediatamente e notificou a prestadora responsável para a adoção de medidas urgentes.
2. Jardim Goiás: Atendendo a mais uma demanda registrada por usuários, a equipe esteve na Rua 16 e verificou outro extravasamento de esgoto em um PV, com fluxo intenso e presença de material orgânico aparente na via, causando transtornos e mau cheiro para moradores e comerciantes. A prestadora foi notificada para providenciar a solução o mais rapidamente possível.
3. Serra Dourada: Na noite de quarta-feira (12), um fiscal que passava pelo local identificou um extravasamento de esgoto na Rua 7. Imediatamente, a equipe acionou a BRK, que informou o encaminhamento de uma equipe para a ocorrência. Na manhã desta sexta-feira, a BRK enviou à AMAE um laudo comprovando a execução do serviço de limpeza da rede de esgoto no local.
A AMAE reforça seu compromisso com a fiscalização contínua dos serviços de saneamento e orienta a população a relatar qualquer irregularidade por meio dos canais oficiais de atendimento:
📞 Telefone: (64) 3602-8686📱 WhatsApp: (64) 99264-3896